Você está sendo convidado (a) como voluntário a participar da pesquisa ESTILO DE VIDA PROMOTOR DE SAÚDE EM UMA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA: ESTUDO QUASE EXPERIMENTAL, de responsabilidade da pesquisadora REGIANE PALOMO MORAES, e orientado pela PROF. DR. ANTENOR AGUIAR SANTOS.
O objetivo deste estudo é “Investigar o perfil de práticas promotoras de saúde e variáveis antropométricas associadas antes e depois de uma intervenção de estilo de vida saudável implementada a estudantes universitários de enfermagem”.
A sua participação na pesquisa ocorrerá em três momentos.
No primeiro momento você responderá questionário autorelatado realizado presencialmente. As perguntas abordarão dados sociodemográficos (idade, naturalidade, profissão e grau de instrução etc.), perguntas sobre fatores relacionados a saúde, caracterização socioeconômica e para perfil de frequência a hábitos promotores de saúde; bem como, para aqueles que se sentirem a vontade em responder, será oportunizado a avaliação da Promoção da Saúde na Universidade (IAPSU), para ter acesso a percepção da comunidade acadêmica em relação a instituição como território promotor de saúde. Ainda nesta etapa em momento agendado, será feita avaliação antropométricas (dimensões físicas – peso, altura) e variáveis associadas, será realizada avaliação da composição corporal por meio da bioimpedância, além de glicemia capilar, temperatura corporal, frequência cardíaca e aferição da pressão arterial, e saturação de oxigênio (O2).
No segundo momento você será convidado a participar de um programa educativo de promoção a um estilo de vida saudável com duração de doze semanas, onde você participará de dinâmicas e atividades relacionadas ao desenvolvimento de hábitos promotores de saúde.
E na última etapa, após a intervenção, você será convidado a repetir todos os questionários e avaliações antropométricas realizadas na primeira etapa, com exceção dos questionários sociodemográfico, socioeconômico e o instrumento de avaliação da Promoção da Saúde na Universidade (IAPSU).
Existe um desconforto e risco mínimo para você ao se submeter à coleta de dados, considerando que você poderá compartilhar informações particulares ao tratar de assuntos dos questionários, algo que consequentemente pode despertar irritabilidade ou desconforto, todavia a coleta de dados ampara-se em respaldo ético e moral para o sigilo das informações coletadas. Caso sinta necessidade de apoio emocional durante a participação, você será encaminhado a um psicólogo da instituição. No caso de desconforto emocional maior, você será encaminhado para o serviço de apoio psicossocial da rede pública, cuja evolução será acompanhada pelos pesquisadores. Ressalta-se que os dados trarão o benefício de geração de informações confiáveis para futuras propostas de ações educativas para promoção da saúde. A entrevista somente será realizada mediante autorização e assinatura do TCLE pelo participante.
Caso a sua participação na pesquisa resulte em qualquer tipo de dano, você terá direito a indenização e a receber assistência integral e imediata, de forma gratuita, pelo tempo que for necessário, de acordo com a legislação vigente. Nesse caso, você deverá entrar em contato imediatamente com os pesquisadores para que possam fazer os devidos encaminhamentos e acompanhamentos, até que os eventuais danos sejam sanados.
Você será esclarecido (a) sobre a pesquisa em qualquer aspecto que desejar. Você é livre para recusar-se a participar, retirar seu consentimento ou interromper sua participação a qualquer momento. A sua participação é voluntária e a recusa em participar não acarretará qualquer penalidade.
Os pesquisadores envolvidos irão tratar a sua identidade com padrões profissionais de sigilo, sendo que seus dados permanecerão confidenciais. Seu nome ou o material que indique a sua participação não será liberado, observando as regras da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei n. 13.709/2018). Você não será identificado em nenhuma publicação que possa resultar deste estudo. Uma cópia deste consentimento e todos outros materiais referentes a esta investigação serão arquivados na instituição proponente do estudo. Você poderá ter acesso aos seus dados em qualquer etapa do estudo. A participação no estudo não acarretará custos para você e não será disponibilizada nenhuma compensação financeira.
Caso você tenha dúvidas sobre o comportamento dos pesquisadores ou sobre as mudanças ocorridas na pesquisa que não constam neste termo, você pode entrar em contato com o comitê de ética.
DECLARAÇÃO DO PARTICIPANTE
Declaro que fui informado dos objetivos da pesquisa acima de maneira clara e detalhada e esclareci minhas dúvidas. Sei que em qualquer momento poderei solicitar novas informações. Em caso de dúvida poderei entrar em contato com a pesquisadoras responsáveis REGIANE PALOMO MORAES e ANTENOR AGUIAR SANTOS (18) 9.9718-4045, ou também posso consultar o Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Adventista de São Paulo – CEP/UNASP, pelo telefone (11) 2128-6245, situado Estrada de Itapecerica, 5859, CEP 05858-001.
Em caso de dúvidas, com respeito aos aspectos éticos desta pesquisa, você poderá consultar: Comitê de Ética em Pesquisa do UNASP, por meio do telefone: (11) 2128-6225 ou pelo e-mail: cep@unasp.edu.br.